23 Março, 2017 12:56

Ação realiza testes e orientações sobre saúde na Penitenciária Feminina

A ação faz parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade

Divulgação Sejus
Ação sobre saúde na Penitenciária Feminina (Divulgação Sejus)

Dando continuidade às comemorações alusivas ao mês da mulher, a Secretaria de Justiça do Piauí, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, realizou, na manhã desta quinta-feira (23), uma ação integrada de saúde na Penitenciária Feminina de Teresina. A ação faz parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade.

Durante toda a manhã, foram realizadas orientação e avaliação nutricionais, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, consultas psicológicas, verificação de glicemia e pressão arterial das internas.

A reeducanda Camila Nascimento avalia a ação de saúde como positiva para a sua permanência na Penitenciária Feminina. “É um privilégio para a gente poder receber esses atendimentos aqui no mês da mulher. Nos sentimos mais saudáveis”, diz.

Já a detenta Layane Miranda pontua que ficou satisfeita em poder realizar os exames de forma rápida. "Foi uma oportunidade excelente, pois, em 20 minutos, recebi o resultado dos testes que realizei", comenta.

De acordo com Maria Clara Evangelista, enfermeira da Penitenciária Feminina, a ação integrada contribui positivamente para a saúde física e mental das reeducandas.

"Buscamos sempre proporcionar o cuidado integral às detentas e essa ação tem, justamente, esse objetivo. Esses serviços proporcionam a melhoria na qualidade de vida das reeducandas, colaborando para sua ressocialização", explica Maria Clara.

A coordenadora da Secretaria de Saúde do Piauí, Gisela Brito, destaca que as atividades realizadas nesta manhã acontecem continuamente, durante todo o ano, na unidade prisional.

"As mulheres privadas de liberdade merecem uma atenção especial quando se trata de saúde e é isso que nós pretendemos fornecê-las com essa ação", pontuou a coordenadora.

Autoria: Nehemias Lima
Tags: