27 Abril, 2017 13:12

Governador inaugura serviço odontológico à pessoa com deficiência no HPM

Os atendimentos terão início na terça-feira, dia 2 de maio.

João Albert
Inauguração de serviço odontológico (João Albert)

O governador Wellington Dias inaugurou na manhã de hesta quinta (27) o Serviço de Referência Odontológica à Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo, que funcionará no anexo do no Hospital da Polícia Militar (HPM), em Teresina. O serviço é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Os atendimentos terão início na terça-feira, dia 2 de maio.

No seu pronunciamento, o governador mencionou a importância de se ofertar um serviço especializado para atender a alguém que não consegue obedecer aos comandos do dentista, como é o caso das pessoas com deficiência intelectual e autismo. "Por isso, estamos trabalhando na ampliação de alguns serviços odontológicos na média e alta complexidades nas cidades polo das cinco macrorregiões para garantir atendimento especializado como esse”.

Segundo o superintendente de Assistência à Saúde, Cel. Gerardo Rebelo, a estrutura onde funcionará o serviço foi planejada para funcionar próxima ao centro cirúrgico e Unidade de Terapia Intensiva do hospital, colaborando ainda mais com a segurança dos pacientes.

O serviço será oferecido no anexo do HPM, com a capacidade de realizar dez atendimentos ambulatoriais por dia e 20 procedimentos eletivos ao mês. A estrutura é toda adequada para atender pessoas com necessidades especiais, contando com uma sala de atendimento odontológico e duas enfermarias, uma masculina e outra feminina, cadeira adaptável para cadeirantes e consultório móvel para que os pacientes possam ser levados até o centro cirúrgico.

Para ter acesso ao tratamento, o paciente deverá procurar a Unidade Básica de Saúde do município onde reside, que prestará o primeiro atendimento e, caso necessite de uma avaliação mais complexa, será encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas mais próximo da cidade. No CEO, o paciente passará por exames diagnósticos mais precisos. Sendo detectada a indicação, serão regulados para o serviço de referência no Hospital Militar.

A solenidade contou com a participação de secretários de Estado, deputados e representantes de associações de pessoas com deficiência.

 

Autoria: Samara Augusta

Tags: