26 Maio, 2017 15:21

Nota - Meningite

Informações e orientações para controle dos casos

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí informa que não houve casos notificados de meningite nos últimos 3 anos no município de Pio IX. Os municípios que registraram casos confirmados (16 casos) em 2017 foram Barras, Batalha, Campinas do PI, Picos, Piripiri, Regeneração, Santo Antônio e Teresina. Em 2016, foram 154 casos confirmados.

 Por conta dos casos notificados em municípios limítrofes entre o Ceará e o Piauí, especalmente em Pio IX e Pimenteiras, a Secretaria de Estado da Saúde vai enviar técnicos para aquela região, informou Florentino Neto. “Estamos vigilantes quanto a estas notificações. Entramos em contato com a Secretaria do Ceará para conhecimento dos casos e vamos enviar uma equipe àqueles municípios para orientar as secretarias municipais de saúde, dando todo aporte necessário”, afirma Florentino.

O secretário reforça a importância da vacina, que é considerada a forma mais eficaz na prevenção da doença. As vacinas são utilizadas na rotina para imunização e também para controle de surtos e estão disponíveis no Calendário Básico de Vacinação da Criança do Programa Nacional de Imunização (PNI/MS). A imunização primária consiste de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e o reforço entre 12 e 15 meses de idade. No ano de 2017 foi introduzida a vacinação para meningo C para adolescentes de 12 a 13 anos de idade.

Os sintomas da doença em criança ou adulto são febre, cefaléia, vômitos, rigidez de nuca, outros sinais de irritação meníngea, convulsão e petéquias. O modo de transmissão é o contato direto através das vias respiratórias e secreções nasofaríngeas.

Os casos notificados devem ser encaminhados ao Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela e os exames confirmatórios são enviados para o Laboratório Central – LACEN.

 Série histórica do Estado do Piauí de 2015 a 2017 - Meningite

Fonte: SINAN

 

 

2015

NOTIFICADOS

CONFIRMADOS

 

244

 

193

 

2016

 

188

 

154

 

2017

 

31

 

16

 
 

 

 Orientações para controle dos casos

 Vigilância Epidemiológica:

 - Comunicar e notificar os casos suspeitos de Meningite nas primeiras 24h para a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado.

- Realização dos exames diagnósticos para confirmação do caso (LACEN-PI).

- Quimioprofilaxia dos contatos até 48h (moradores do mesmo domicílio, indivíduos que compartilham o mesmo dormitório, comunicantes de creches e escolas e pessoas diretamente expostas ás secreções do paciente).

 Cuidados a serem tomados:

 - Lavar bem as mãos várias vezes ao dia

 - Manter os ambientes domiciliares e de trabalho ventilados

 - Evitar aglomerados em ambientes fechados

 
 

Nota Técnica anexada 

 

Autoria: Ascom/Sesapi
Tags: