04 Abril, 2017 15:10

Feira de Economia Solidária movimenta R$ 15 mil a cada edição

Mensalmente, a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) realiza, no Centro Administrativo, a Feira de Economia Solidária que reúne artesãos, associações e cooperativas de pequenos produtores de Teresina e cidades do interior do estado. A feira dura em média três dias e sempre é realizada na semana que sai o pagamento do funcionalismo público estadual, movimentando em torno de 15 mil reais em produtos comercializados. Em abril, a feira será nos dia 5, 6 e 7.

 

O diretor de Empreendedorismo e Associativismo da Setre, Laércio Maia, explica que para participar da feira o interessado deve procurar a secretaria e realizar um simples cadastro. "Todos os meses temos realizado a feira. Fazemos uma avaliação da qualidade do produto que pretende ser comercializado e, se preciso, ofertamos consultoria para melhorar a qualidade e apresentação do produto", explica Maia.

A economia solidária vem, a cada dia, ganhando mais espaço no cenário econômico atual. De acordo com Gessivaldo Isaías, secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, é uma forma de economia democrática. "A economia solidária é mais participativa, justa e democrática. O que estamos fazendo é um projeto piloto que pode ser copiado e estimulado por outros órgãos, prefeituras e até mesmo pela iniciativa privada. Uma feira como essas tem baixo custo e gera renda para as famílias que participam", finaliza o gestor.

 

Para Raimunda Vilanova, membro da Associação dos Microprodutores do Parque Piauí (Asmippi), a feira é bastante produtiva. O grupo sempre participa do evento e, em todas as edições, cerca de 80% dos produtos foram vendidos. “Sempre que eu puder estarei participando, pois muitas pessoas passam por aqui diariamente. Além de vender na hora, muita gente pega o nosso contato para encomendar as peças. É uma boa oportunidade que a Setre tem disponibilizados para quem trabalha com economia solidária”, comemora a empreendedora.

Os produtos ofertados na feira são orgânicos, recicláveis, artesanato em tecido, em madeira e cerâmica. São expostos para venda bonecas de pano, crochê, bordado, chinelos, porta-joias, roupinhas para bebês, travesseiros, 

Feira da Economia Solidária( Foto: Ascom Setre)

kits banho, toalhas de mesa, tapetes, redes, bolsas, doce de caju e ameixa, brownie, doce de batata e banana e produtos feitos com fibra e talo de buriti

 

Autoria: José Uchoa
Tags: