20 Setembro, 2019 12:20

Artesãos do Poti Velho renovam carteiras de identidade profissional

O mutirão de emissão e renovação da carteira do artesão será levado para outras regiões da cidade e do estado.

Ascom Sudarpi
Mutirão no Polo Cerâmico do Poti Velho (Ascom Sudarpi)

A Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudaspi) promoveu, nesta sexta feira (20), mutirão para emissão e renovação da carteira de artesão. O mutirão foi realizado no Polo Cerâmico do Poti Velho, na zona norte da capital. 

Jordão Costa, superintendente de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense, falou que o mutirão é apenas o início de uma ação que beneficiará os artesãos. “O mutirão no polo cerâmico dá início ao projeto que desenvolvemos para ajudar o artesão a tirar sua carteira e assim possuir uma série de benefícios por meio da mesma. Começamos pelo polo cerâmico, em seguida partiremos para outros polos da capital. Quando concluirmos nossa meta em Teresina, seguiremos com o mutirão por todo o estado”, disse o gestor.

A carteira de artesão é uma identidade profissional que pode contribuir para a previdência social, isenção do ICMS, comprovante de renda, ter direito sobre benefícios da Previdência Social e serve, além disso, como forma de garantir direito à participação em feiras de artesanato, participar de cursos de aperfeiçoamentos, participar de programas de financiamento de matéria-prima e ter direito a comercializar itens nas lojas do Estado na Central de Artesanato.

Para a confecção da carteira do artesão são necessários:

1) ser brasileiro, residente e domiciliado no Piauí;

2) ser maior de 14 anos;

3) apresentar ficha socioeconômica;

2 fotos 3x4 e xerox da carteira de identidade;

4) realizar peças artesanais nas matérias-primas previstas;

5) apresentar três peças prontas de cada matéria-prima que pretende se cadastrar.

Após a apresentação dos documentos, o artesão precisa também apresentar uma peça concluída de cada segmento que pretende incluir no cadastro e também confeccionar desde o estágio inicial, uma segunda peça, com a supervisão de representante da Sudarpi.

Autoria: Wallace Alves
Tags: