13 Março, 2017 11:35

PPP será tema de abertura no Congresso das Cidades

Os novos gestores piauienses terão a oportunidade de conhecer uma alternativa de desenvolvimento que vem sendo adotada em vários países e também no Brasil. Com a participação da iniciativa privada, investimentos em infraestrutura e serviços podem ser assegurados também aos municípios. O Painel sobre Parceria Público-Privada (PPP) abre, nesta segunda-feira, às 17h, o Congresso das Cidades, que reúne prefeitos e secretários estaduais do Piauí, na sede da Federação das Indústrias do Piauí. A superintendente da Suparc, Viviane Moura e o especialista em projetos de PPP, André Barbosa abrem as palestras do primeiro dia de discussões do evento a ser realizado nos dias 13,14 e 15.

"O Congresso das Cidades representará um novo marco para os gestores municipais, sobretudo em razão do formato que foi desenhado para o evento. Serão 03 dias de muito aprendizado e de muita troca de experiência. A escolha dos temas e dos palestrantes seguiu um critério rigoroso, e todo planejamento do evento foi elaborado com a intenção de ajudar na promoção do desenvolvimento econômico e social de cada município. Tratando especificamente das palestras voltadas para ampliar o conhecimento sobre as Parcerias com a Iniciativa Privada, o evento contará com apresentações de caráter pratico que serão ministradas por gestores que já conhecem e atuam com o tema", ressaltou a superintendente.

Diante da conjuntura atual, o Governo do Estado do Piauí vem buscando a formação de parcerias com a iniciativa privada visando, sobretudo, viabilizar a execução de obras consideradas estratégicas dentro do contexto de modernização e desenvolvimento do Estado, com implantação de estruturas adequadas e necessárias para melhorar a eficiência na prestação de serviços ao cidadão.

Investir em infraestrutura é condição prioritária para qualquer nação que tenha como meta o crescimento e o desenvolvimento econômico. De ante a escassez de recursos públicos no Brasil, as Parcerias Público Privadas, as famosas PPP’s, são hoje a melhor alternativa para suprir essa carência de investimentos em setores e ações que não se viabilizam através das clássicas concessões.

“Entre os anos de 2012 e 2014 foi o período onde houve maior número de contratos firmados pelas prefeituras, dos 70 % de contratos de nível de PPP foram firmados pelas prefeituras, ou seja, a gente percebe que existe um indicativo de ou o gestor municipal toma as rédeas do município e sai dessa situação da necessidade de sempre esperar a transferência de recursos constitucionais e começa a implementar novos modelos de gestão, com criatividade que sejam capazes de gerar receitas e melhorar a prestação de serviços, ou  nós vamos ter sempre uma situação de escassez de recursos, má prestação de serviço e em outros casos o município nem consegue atender a demanda da população”, ressaltou Viviane Moura.

Durante os três dias do evento haverá palestras sobre PPP, com convidados nacionais nos temas; A participação da iniciativa privada no desenvolvimento dos municípios; Experiência de Mariana e Ouro Preto - Cooperação intermunicipal: o caminho para o desenvolvimento econômico; social regional e Cidades Inteligentes e Consórcios Multifinalitários.

Autoria: Ranilza Pires
Tags: