19 Outubro, 2017 16:14

Elevado da Miguel Rosa é inaugurado e melhora o trânsito na zona Sul

Cerca de 10 mil veículos passam pelo local diariamente. A travessia que antes era feita em 10 minutos, poderá ser concluída em 30 segundos

O Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PI), realizou na manhã desta quinta (19) - com a presença de autoridades e representantes da comunidade - a entrega do Elevado da Miguel Rosa. A inauguração foi feita em comemoração ao Dia do Piauí. 

O elevado possui 320 metros de extensão e quatro faixas com 3,5 m de largura cada. Cerca de 10 mil veículos passam pelo local diariamente. A travessia que antes era feita em 10 minutos, poderá ser concluída em 30 segundos, uma melhora visível no tráfego da região.

Wellington Dias destacou a importância das obras de mobilidade urbana já inauguradas na capital. “Todas as obras inauguradas fazem parte de um plano de mobilidade urbana para Teresina. Queremos dar espaço para os grandes veículos, carros, ciclistas, pedestres, ônibus e metrô, de modo que o trânsito flua e proporcione segurança. Agradecemos aqui a parceria com a Prefeitura de Teresina por todas as obras trabalhadas em conjunto com o intuito de dar fluidez ao trânsito”, afirmou. 

O chefe do executivo estadual disse ainda que há uma proposta de aproveitamento cultural e social embaixo do viaduto inaugurado, tal como foi feito com a Ponte do Meio que recebeu um espaço de entretenimento com anfiteatro, o Complexo Francisco das Chagas de Araújo Costa Júnior, na avenida Marechal Castelo Branco. 

Segundo o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PI), Castro Neto, foi uma missão concluir uma obra tão aguardada pelos teresinenses. “A obra vai interligar a região sul da capital, que compreende uma das entradas da cidade pela BR-316, com o Centro da cidade. Essa área era considerada crônica para quem passa por ela todos os dias. Com o Elevado teremos uma melhora no tráfego e, consequentemente, na qualidade de vida dos piauienses", destacou. 

O presidente da União Das Entidades Comunitárias da Zona Sul Urbana e Zona Rural de Teresina (Unecost), Sr "Balalão", também esteve presente na solenidade e comemorou a mais nova obra de mobilidade urbana. "Estamos contentes com a entrega do elevado que era uma reivindicação antiga da população. A partir de hoje teremos mais segurança e rapidez no trânsito da região", enfatizou.

Após a entrega do elevado, a obra segue para a segunda etapa que consiste na escavação de trincheira, drenagem e desvio de adutoras. O rebaixamento vai interligar a pista que passa pela Rodoviária de Teresina em direção a Timon (MA). Nas duas obras serão investidos R$ 24.345.820,85, recursos do programa Pró-Desenvolvimento II, do Governo do Estado.
 

Fonte: CCOM
Autoria: Aline Medeiros

Tags: