07 Maio, 2019 12:23

Centro Acadêmico de Espanhol da Uespi promove palestra sobre valorização da vida

Os interessados em participar devem comparecer com 1kg de alimento não perecível.

O Centro Acadêmico de Letras – Espanhol (Calesp) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Campus Poeta Torquato Neto, promove no dia 15 de maio, às 16h30, na sala de vídeo do CCHL, palestra sobre valorização da vida. Mediada pela estudante de Psicologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS-Uespi), a palestra é aberta à comunidade acadêmica. Os interessados em participar devem comparecer com 1kg de alimento não perecível, exceto açúcar e sal.

O Calesp promove o evento na tentativa de ajudar as pessoas que, muitas vezes, passam por situações difíceis, sofrem de depressão, ansiedade, e enxergam no suicídio a solução para todas as dores que sentem. A palestra contará com muita interação, discussão e informação.

Segundo a estudante de Letras – Espanhol e vice-presidente do Calesp, Maria Clara Soares, muitas vezes, uma simples discussão sobre a valorização da vida é capaz de ajudar e acolher pessoas que passam por problemas.

Ela afirma que o número de casos de suicídio entre jovens é altíssimo e poucas coisas são feitas para tentar mudar essa situação. “Com essa palestra, queremos levar informação às pessoas, destacar as redes de apoio psicológico, falar sobre a importância de cuidar do eu e pontuar que as pessoas não estão sozinhas. Os nossos jovens precisam de cuidado e atenção. Não podemos fechar os nossos olhos diante dos inúmeros casos de suicídios”, pontua Clara.

A palestra será mediada pela estudante do 2º período de Psicologia da Uespi, Teresa Cristina Viera. Ela afirma que discutir essa temática dentro da universidade é uma forma de mostrar que é possível encontrar meios de viver com uma boa saúde psíquica dentro desse espaço. Ela afirma, ainda, que um dos maiores motivos para querer levar esses diálogos para além da Psicologia é a previsão de que a depressão será a doença mais incapacitante até 2020.

“O momento que teremos na Uespi não irá focar somente no problema. Serão expostos, sim, dados e as consequências, mas esse não será o foco. Em diálogos como esse, eu pouco falo, pois os participantes interagem, questionam e falam o que sentem à medida que vou colocando palavras e reflexões. A palestra será uma oportunidade de identificarmos pontos positivos que temos e motivos que nos fazem continuar. Além disso, incentivar também as pessoas a buscarem ajuda, a saber identificar quando precisam, como e onde ir, além de despertar o senso da empatia”, finaliza a palestrante.

Autoria: Clayton Gomes
Tags: