21 Agosto, 2017 14:02

Curso de Biologia da Uespi leva orientação de Saúde a comunidades carentes

O projeto é itinerante e teve como objetivo prevenir e identificar parasitos gastrintestinais.

Estudantes e professores do curso de Biologia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) realizaram, no último sábado (19), um projeto social itinerante de saúde no Conjunto Vila Maria (Zona Leste). Intitulado “Levantamento do Perfil Epidemiológico-socioeconômico de Enteroparasitoses em crianças de três a dez anos”, o trabalho teve como objetivo prevenir e identificar parasitos gastrintestinais.

A ação, que transcorreu durante toda a manhã na Fundação Espírita Maria de Nazaré e em mais duas comunidades vizinhas, avaliou doenças do sistema digestório e bucal (boca, estômago, esôfago e intestinos), além de contar com palestras, atividades, exames e distribuição de kits de higiene pessoal.

Para Amanda Priscila Souza, estudante do 8° período de Biologia, o projeto atendeu as expectativas. “Atendemos a todas as crianças com orientação médica gratuita à população, com psicólogos, nutricionista, médicos, a culminância do evento foi ótima”, assim informou.

O programa também educa e fornece orientação sobre higiene familiar e pessoal. Com isso, os profissionais de saúde esperam reduzir a ocorrência das doenças parasitológicas. “Foram feitos as medidas de altura, peso e explicamos como deve ser uma alimentação saudável e também entregamos filtros de barro”, relata a aluna, Maria Aureane Barros, que esteve responsável pela distribuição das tarefas.

Um dos pontos tocados pelos envolvidos visou o diagnóstico. Uriel Alisson, discente de Biologia da Uespi, explica que foram feitos levantamentos epidemiológicos de doenças em parasitoses em crianças”, “Levamos o diagnóstico e disponibilizamos os medicamentos a esse público, podendo ensiná-las a evitar profilaxia de doenças”, explica.

Está é a segunda etapa do atendimento e as próximas levarão atendimentos para a Casa Espírita João Nunes Maia (Vila São Francisco Sul) prevista para o próximo período 2017.2 e Casa Espírita Maria Benvinda (Conjunto Giovane Prado), respectivamente.

O projeto continua recebendo doações de material de higiene pessoal, sabonetes, creme dental, escovas de dente, medicamentos, filtros de barro que podem ser entregues no Laboratório de Zoologia e Biologia Parasitária da Uespi (ZOOBP), Campus Poeta Torquato Neto, Rua João Cabral, Pirajá, em Teresina.

Autoria: Vanderson de Paulo
Tags: