08 Abril, 2019 14:13

Curso de Biologia da Uespi promove ação social sobre doenças parasitológicas

O projeto social é idealizado desde 2016 e beneficia famílias de diferentes comunidades da capital piauiense

O curso de Biologia do campus Poeta Torquato Neto da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) realizou mais uma edição do Projeto Parasitoses, com a coleta de exames de fezes, hemogramas, colesterol e glicose, entre os dias 26 de março e 5 de abril, no bairro Pedra Mole (Teresina). A ação social conta com a parceria do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Associações de Moradores da Região e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

O projeto social é idealizado desde o ano de 2016 e beneficia famílias de diferentes comunidades da capital piauiense. Ao todo, neste ano, foram atendidas 230 pessoas, em sua maioria crianças e adolescentes, entre três e 15 anos, e seus responsáveis, com idades a partir de 18 anos.

Segundo a coordenadora da ação e professora do curso de Biologia da Uespi, Simone Mousinho, o projeto faz parte da disciplina de Parasitologia e surgiu como uma forma de retribuir para sociedade aquilo que os alunos aprendem em sala de aula. “Ao longo desses anos, atendemos mais de 300 crianças. Temos por objetivo identificar as principais parasitoses intestinais em crianças e adolescentes atendendo também seus responsáveis”, explicou. Para ela, o projeto tem relevância por ser parte de uma disciplina em sala de aula e ser uma ação social gratuita para toda comunidade.

Alunos do 6° e 7° período participam da ação. O aluno Michael Costa destaca que essa iniciativa leva conhecimento e educação para a população mais carente. “Temos o intuito de esclarecer as famílias os cuidados necessários com relação a higiene pessoal, ao hábito de tomar água filtrada e lavar as mãos corretamente. Além disso, é importante conscientizar a população sobre a importância de uma alimentação regulada, bem como apresentar outros métodos utilizados em benefício da saúde”, disse.

Os exames realizados serão entregues a população no dia 08 de junho, na igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no bairro Pedra Mole. De acordo com os resultados, as famílias receberão um kit de higiene pessoal para crianças, chinelos como forma de prevenção contra ancilostomose, um filtro e remédios para vermes. Também haverá palestras educativas e atividades lúdicas envolvendo jogos e brincadeiras sobre saúde ambiental, higiene, formas de tratamento da água e higienização de alimentos para toda comunidade.

Estarão presentes no evento farmacêuticos, médicos, biomédicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionista, pedagogos, dentre outros profissionais ligados a saúde e ações voluntárias. Os interessados em contribuir através de doações de materiais, que serão distribuídos no dia evento ou serem voluntários na ação, devem entrar em contato com a professora, Simone Mousinho, através do telefone: (86) 98829-7133

Saiba mais sobre o projeto

 

Autoria: Arnaldo Alves
Tags: