17 Outubro, 2018 14:45

Uespi aproxima a população de projetos de inovação e tecnologia no "Dia C da Ciência"

Alunos e professores apresentaram diversos projetos e oficinas educativas e sociais desenvolvidos na instituição

Ascom Uespi
(Ascom Uespi)

A Universidade Estadual do Piauí esteve presente, nesta quarta-feira (17), no Dia C da Ciência. O evento organizado por várias instituições educacionais teve como principal objetivo aproximar a população de projetos de pesquisa e tecnologia científica. Além de também ter levado para a Praça Rio Branco, oficinas educacionais e laboratórios. Alunos e professores apresentaram diversos projetos e oficinas educativas e sociais desenvolvidos na instituição e que beneficiam a comunidade.

O Núcleo de Educação a Distância (NEAD) trouxe oficinas de construção de fantoches, o Mestrado de Letras realizou oficinas de literatura, além de um projeto direcionado à melhora nos resultados do ENEM, a Residência Multiprofissional destacou os temas de câncer de mama e próstata, alunos de Enfermagem esclarecendo dúvidas acerca da hipertensão e diabetes e verificando essas taxas da população, alunos de Educação Física ensinando maneiras de se exercitar em casa, laboratórios de química e física com experiências que abordam importância das pesquisas e sua influência no cotidiano de todo cidadão.

De acordo com Bárbara Melo, pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Uespi e uma das organizadoras do evento, o Dia C da Ciência é uma forma de incentivar e valorizar os setores de pesquisa das universidades envolvidas. “Essa é uma oportunidade para a nossa instituição mostrar seus projetos de pesquisa e oficinas, além de prestar conta dos serviços para a comunidade. Dessa forma, podemos mostrar a importância da pesquisa para o desenvolvimento educacional”, pontua.

O professor Maia, coordenador do curso de Fisioterapia e um dos organizadores do evento, acrescenta: “A população está tendo a oportunidade de conhecer o que a Uespi produz dentro de sua conjuntura, através de projetos e oficinas que possam melhorar as condições sociais”,  conclui.

Luciana Saraiva, diretora adjunta do NEAD/Uespi, reforça a necessidade da população está a par do que a universidade está desenvolvendo. “Com esse evento, tudo que é pesquisado e produzido de ciência dentro da universidade, está sendo exposto à comunidade”, ressalta.

Os alunos que realizaram as oficinas educativas tiveram a oportunidade de praticar diretrizes da sua formação e ter um maior contato com a população. “Um evento como esse é mais do que oportuno para nós que somos futuros profissionais. Estamos trocando conhecimentos teóricos e colocando em prática tudo que aprendemos em sala”, destaca Ananda Barbosa, aluna do curso de Enfermagem.

Para o estudante João Alves, o evento possibilitou está em contato com outras áreas do conhecimento. “O Dia C está nos ajudando a observar e aprender coisas que podem nos ajudar no nosso cotidiano, e até mesmo na nossa escolha no curso de graduação. As oficinas ampliaram nossa visão acerca dos setores de Ciência, Tecnologia e Inovação”, acrescenta.

O evento também contou com a participação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedet), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi).

Autoria: Priscila Fernandes
Tags: