23 Outubro, 2018 13:28

Direitos Humanos é tema de congresso realizado no campus da Uespi de Piripiri

O ciclo de palestras iniciará com uma discussão sobre “Feminicídio: a atuação do núcleo investigativo da Polícia Civil do Piauí”

No ano em que celebramos 70 anos da Declaração de Direitos Humanos, 30 anos da Constituição Federal, 130 anos da abolição formal da escravidão, faz-se necessário refletir: “Direitos Humanos para quê?”. O curso de Direito da Universidade Estatual do Piauí (Uespi), campus Professor Antônio Giovani Sousa, em Piripiri , organiza o congresso que acontece nos dias 23 à 26 de outubro. O evento objetiva realizar um debate teórico-político sobre os fundamentos dos direitos humanos e pensar formas de garantia e defesa dos direitos humanos no Brasil.

Os quatro dias de encontro proporcionarão aos participantes conhecer a articulação de todas as instituições democráticas no debate, defesa e garantia dos direitos humanos e desmistificar também essas reflexões. As palestras e minicursos abordarão problemáticas presentes na atual conjuntura brasileira. O ciclo de palestras iniciará com uma discussão sobre “Feminicídio: a atuação do núcleo investigativo da Polícia Civil do Piauí”, que será ministrada pela a diretora de Gestão Interna da Secretaria da Segurança Pública do Piauí, delegada Eugênia Villa, além de outras reflexões.

“Sabemos que existe um senso comum acerca desse assunto. As pessoas construíram uma falsa ideia que os direitos humanos não beneficiam de fato as vítimas, mas isso faz parte de uma distorção do que são esses direitos de fato. O I Congresso de Direitos humanos vai possibilitar a reflexão histórica, para quê eles servem e como vão beneficiar a comunidade”, pontua a professora Andreia Marreiro, coordenadora do evento.

O congresso é iniciativa de professores e estudantes do curso de Direito da Uespi do campus de Piripiri. Além desses, também conta com apoio da OAB e participação de professores, advogados, defensora pública, delegada de polícia, promotor de justiça que vão explicar os conceitos jurídicos que envolvem essa questão.

Confira a programação neste link.

Autoria: Priscila Fernandes
Tags: