07 Junho, 2019 15:32

Governo, administração da Uespi e professores discutem pautas dos docentes

O encontro teve como objetivo discutir os dez encaminhamentos das reivindicações acordadas com a categoria docente.

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (7), uma reunião entre a Administração Superior da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) o Secretário de Governo, Osmar Júnior, e membros da Associação de Docentes da Uespi (Adcesp). O encontro teve como objetivo discutir o encaminhamento das reivindicações acordadas com a categoria docente da Uespi em ata. A reunião para avaliar os encaminhamentos aconteceu na reitoria.

Entre as pautas solicitadas e atendidas estão: novo calendário acadêmico (2019), liberação por parte do governador de R$ 300 mil em forma de suprimento de fundos para atendimento de demandas emergenciais, regularização dos pagamentos das bolsas estudantis, lançamento dos editais de Bolsa Trabalho e Estágio Não Obrigatório, implementação parcial de progressões, promoções e mudanças de regime de trabalho de forma retroativa até dezembro de 2018, realização de comissões para discutir a autonomia financeira da Uespi e um novo concurso para professores efetivos, além do lançamento do edital do concurso com 310 vagas para professores substitutos, previsto para a próxima semana.

Segundo o secretário de Governo do Piauí, Osmar Júnior, as reivindicações que dependiam apenas de decisão administrativa do Governo já foram encaminhadas. “Algumas reivindicações foram cumpridas, outras estão em fase de cumprimento. O pagamento das bolsas está regularizado, foi liberada verba para investimentos na estruturação dos campus, foi autorizada a realização de teste seletivo para professores substitutos e serão realizadas comissões para discutir a autonomia financeira da Uespi e a realização de um concurso para professores efetivos”, pontua.

O Governo do Estado esteve representado, também, por Cleia Costa, Diretora de Gestão de Pessoas e Renato Lelis, diretor de Promoções, Progressões e Enquadramento da Secretaria de Administração e Previdência do Piauí (SeadPrev). “O Governo tem suas limitações financeiras e legais, mas estamos avançando no atendimento das reivindicações dos professores”, diz Renato.

Segundo a professora Rosângela Assunção, coordenadora-geral da Associação de Docentes da Universidade Estadual do Piauí (Adcesp), a reunião ofereceu alguns avanços. “Sobre as reivindicações, conseguimos avançar para a liberação do concurso para professores substitutos. Ficou acordado, também, que iremos consultar a PGE a respeito do chamamento de doze professores provisórios classificados no último concurso, uma vez que não entra na LRF, pois os professores estariam automaticamente na folha, já que é para suprir vagas. Um outro ponto acordado foi a implementação parcial de progressões e promoções para seis professores. O Governo e a Administração da Uespi afirmaram, também, que será discutida a autonomia financeira da instituição e a abertura de um concurso para professores efetivos”, declara.

Segundo o reitor Nouga Cardoso, algumas pautas não foram atendidas por conta da LRF, por isso é esperada uma evolução da economia piauiense para o cumprimento delas. “A reunião foi muito importante pois aprofundamos as discussões sobre a questão política de desenvolvimento acadêmico da Universidade. Sempre que temos essas oportunidades, mais pessoas saem cientes do funcionamento da Uespi”, finaliza

Autoria: Clayton Gomes
Tags: