17 Outubro, 2019 12:52

Professores e alunos participam de Encontro Interdisciplinar e Feira do Conhecimento do Pibid

O evento começou nesta quinta(17) e segue nesta sexta-feira (18), no Instituto Antonino Freire.

O reitor em exercício, Evandro Alberto, também prestigiou o evento e parabenizou toda a comunidade acadêmica

O I Encontro Interdisciplinar e Feira do Conhecimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid) iniciou, nesta quinta-feira (17), no auditório do Instituto Superior de Educação Antonino Freire. O evento, que termina nesta sexta-feira (18), tem a finalidade de socializar as ações, projetos e trabalhos desenvolvidas pelos subprojetos do Pibid e Residência Pedagógica.

A programação conta com palestras, messa redondas, exposição de trabalhos científicos por meio da Feira do Conhecimento, que será realizada pelos participantes de ambos os programas. De acordo com a organizadora e coordenadora institucional do Programa de Residência Pedagógica, Eliene Pierot, o evento contempla todas as áreas do conhecimento e superou as expectativas.

"A comunidade acadêmica recebeu muito bem o nosso evento, tendo em vista que o número de participantes foi o triplo do que estávamos esperando. É uma oportunidade de apresentação e troca de conhecimentos entres os docentes e discentes de todas as áreas do conhecimento. Então, queria agradecer à Administração Superior, alunos, professores, parceiros e todos os presentes pela quantidade e pela qualidade dos trabalhos apresentados", pontua Eliene.

A coordenadora institucional do Pibid, Marly Lopes de Oliveira, acrescentou que eventos como esse são importantes para o incentivo da busca ao conhecimento e pesquisa em áreas relevantes para todo o estado. "A palavra é gratidão a todos que estiveram conosco na realização desse evento tão importante para a valorização e incentivo dos trabalhos feitos pelos nossos alunos e professores", declarou Marly.

O reitor em exercício da Uespi, Evandro Alberto, parabenizou a organização do evento, os docentes e discentes presentes. "É gratificante para nós da Administração Superior vermos um evento como esse lotado de alunos e professores que pesquisam e fomentam o conhecimento. Estão todos de parabéns pela realização e iniciativa", declara Evandro.

O encontro foi uma integração de todos os docentes orientadores, coordenadores de área, supervisores, preceptores, residentes (bolsistas e voluntários), alunos ID (bolsistas e voluntários). A professora Irene Pinto é supervisora de projetos de estudantes do curso de Pedagogia do campus Clóvis Moura no Pibid. Os discentes são do 3° ao 5° período do curso e estão desenvolvendo o projeto "A alegria de ler: construindo o possível para conquistar o impossível", na Unidade Escolar Frei Heliodório, no Bairro Dirceu Arcoverde.

"Os participantes do projeto lêem textos diversos, como as fábulas, lendas, contos, que têm relação com a formação do aluno lá na escola. Para os estudantes de Pedagogia é um projeto que os ajuda na formação também, porque eles acabam tendo o contato com a sala de aula e podem perceber e praticar o que vão precisar no mercado de trabalho. Por isso é essencial a realização de  atividades assim", afirmou a professora.

A estudante do curso de Educação Física Marina Oliveira tem um projeto sobre danças regionais nas escolas Liceu Piauiense e Severiano Sousa. "Foi um projeto com a duração de quatro semanas com aulas divididas em um conteúdo teórico e prático, onde nós mostrávamos aos alunos o contexto histórico e cultural da dança e, ao final, eles teriam que desenvolver uma apresentação", explicou Mariana.

 

Fonte: Uespi
Autoria: Priscila Fernandes
Tags: