15 Março, 2019 12:08

Inscrições para cadastro de projetos Pibic e Pibit começam na segunda (18)

A Universidade Estadual do Piauí disponibiliza 205 bolsas, sendo 198 para o Pibic e 7 para o Pibit.

As inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) 2019-2020 começam na segunda-feira (18) e se estendem até o dia 27 de abril. A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) disponibiliza 205 bolsas, sendo 198 para o Pibic e 7 para o Pibiti.

Os programas têm como objetivo geral o apoio às atividades de pesquisa científicas realizadas por docentes e discentes da universidade. Eles contribuem para a formação de recursos humanos para a pesquisa; proporcionam ao bolsista, orientado por seu pesquisador, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa; qualificam estudantes para ingresso nos programas de pós-graduação e potencializam o processo de formação de mestres e doutores.

Podem ser apresentados até quatro projetos de pesquisa pelo orientador, em consonância com as linhas de pesquisas dos grupos de pesquisa aos quais o proponente se encontra vinculado. Os projetos submetidos deverão estar de acordo, exclusivamente, com o modelo presente no edital Pibic/Pibiti 2019-2020, e devem refletir originalidade, coerência teórico-metodológica, relevância e viabilidade técnica e financeira. Confira o modelo aqui

Cada pesquisador poderá submeter no máximo quatro projetos de pesquisa Pibic/PibitiI, contendo  um discente por projeto. Será concedida, o máximo, de duas bolsas Pibic/Pibiti por pesquisador. Os cinco pesquisadores doutores com maior produção científica, que tiverem solicitados mais de duas bolsas em proposta ranqueada (nota final), terão direito a uma terceira bolsa.

As inscrições ao Pibic/Pibiti 2019-2020 podem ser realizadas exclusivamente no site do Sigrop, por meio do preenchimento dos dados cadastrais do orientador, cadastro da área de conhecimento da Capes onde o pesquisador deseja que o seu projeto de pesquisa seja avaliado, cadastro do Currículo Lattes, preenchimento da planilha de produção acadêmica, cadastro do projeto de pesquisa, cadastro do discente e geração do comprovante de submissão da proposta.

Após a inscrição e, consequentemente, a apresentação do projeto de pesquisa, o mesmo será avaliado por um comitê formado por membros diretores da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prop), Comitê Interno de Pesquisa e Inovação Tecnológica (Cipiti) e por consultores Ad hoc. O resultado será divulgado no dia 26 de julho.

Confira o edital

Autoria: Clayton Gomes
Tags: