17 Junho, 2019 15:31

Mesa Coordenada promove a integração dos alunos da Uespi aos Programas de PPP

O encontro contou com representantes das empresas conveniadas com PPP.

Ascom Uespi
(Ascom Uespi)

A Mesa Coordenada de Parcerias Público Privada (PPP), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) em parceria com a Secretaria da Administração e Previdência do Piauí (Seadprev) e a Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), aconteceu nesta segunda-feira (17), no auditório do Geratec(campus Poeta Torquato Neto). A discussão teve como propósito integrar os alunos da Uespi aos Programas de Parceria Público Privada (PPP), com estágios para todas as áreas do conhecimento.

O encontro contou com representantes das empresas Brazilfruit Transporte Importação e Exportação, Águas de Teresina e Saneamento, SPE. PI Conectado, Central de Abastecimento do Piauí (Nova Ceasa) e a Sociedade Nacional de apoio Rodoviário e Turístico (Sinart). Cada empresa apresentou o seu perfil, para ajudar o aluno a escolher em qual estágio não obrigatório ele mais se identifica.

Cada empresa teve 15 minutos para o esclarecimento de dúvidas dos alunos e apresentação dos principais requisitos que o aluno precisaria para ingressar em um estágio. O representante da Águas de Teresina e Saneamento, Robson Silva, mostrou aos alunos os projetos desenvolvidos dentro da empresa e como eles poderiam trabalhar nesses programas.

“A Águas de Teresina tem o compromisso de fornecer água tratada, coleta e tratamento de esgoto, além de reduzir as perdas de água na zona urbana da capital piauiense. Dentro da nossa empresa, nós temos eficiência operacional e tecnologia em aliança, e, a partir disso, os alunos terão contato com novas técnicas que poderão utilizar no decorrer da sua vida profissional”, pontuou.

A aluna do 5° período de administração, Débora Soares, afirmou que a iniciativa da Universidade em trazer essas empresas dá mais oportunidade de campo para os alunos. “Nós sabemos que as questões sobre estágio e mercado de trabalho estão muito em voga nos dias atuais, então é importante esse esclarecimento sobre o assunto e a oportunidade a mais de ingressarmos no mercado com a experiência e aprendizado do estágio”, destacou.

A Uespi será responsável pelo lançamento dos editais e a previsão é que ainda nesse semestre o edital seja disponibilizado. A Pró-reitora de Pesquisa e Extensão da Uespi, Maria da Cruz, destacou que a função da universidade é socializar a comunidade acadêmica ao que cada empresa oferece e contribui para o desenvolvimento do estudante. “A previsão é que o programa contemple 5.000 alunos”, ressaltou a Pró-reitora.

As bolsas serão equivalentes a um salário mínimo (R$ 998 em 2019), proporcionando aos alunos oportunidades de inserção nos trabalhos desenvolvidos em cada projeto de concessão. A superintendente da Suparc, Viviane Moura, falou da importância dos alunos estarem presentes na Mesa Coordenada: “Estamos realizados ao perceber que realmente há uma procura dos alunos em relação ao assunto. É uma oportunidade de esclarecer dúvidas e demonstrar aos alunos que existe sim estágios e até mesmo uma viabilização de empregos futuros. Esperamos que todas as dúvidas tenham sido esclarecidas e que desperte o interesse dos estudantes”, concluiu a superintendente.

Autoria: Priscila Fernandes
Tags: