30 Setembro, 2019 14:00

Mestrado Acadêmico em Letras realiza palestra sobre língua de sinais e gestuais

O encontro contou com a apresentação da professora Dannytza Serra Gomes, da Universidade Federal do Ceará.

O Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) realizou, nesta segunda-feira (30), a palestra com a temática “O Tópico Discursivo nas Línguas de Sinais/Gestuais no Brasil e em Portugal”. O encontro contou com a apresentação da professora Dannytza Serra Gomes, da Universidade Federal do Ceará.

A professora apresentou sua tese de pós-doutorado cujo ela realizou a observação dos tópicos discursivos aplicado em  linguagens de sinais e gestuais dos surdos. De acordo com a professora Dannytza, são línguas que estão muito em evidência e existem muitos trabalhos bons em todo o Brasil que precisam ser apresentados para toda a comunidade acadêmica.

“Eu acredito que todas as pesquisas, trabalhos e artigos acadêmicos que trazem a temática da linguagem de sinais e gestuais,  a escrita dos surdos, diferentes culturas dentro das linguagem de sinais, entre outros devem ser discutidos. O meu é só um dos trabalhos incríveis que acompanhei”, pontua a professora.

Estiveram presentes na palestra alunos da graduação em Letras, mestrandos e interessados em ingressar no mestrado. Além desses, o evento contou com a presença do primeiro professor surdo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Luíz Cláudio Nobrega, que também participou da discussão.

“Desenvolvi pesquisas com temáticas parecidas a 10 anos atrás e mesmo assim sinto que devo estar sempre procurando mais conhecimento. A discussão foi muito interessante e engrandecedora, inclusive questionei alguns pontos colocados e pude tirar algumas dúvidas”, conclui o professor Nobrega.

Autoria: Priscila Fernandes
Tags: