05 Fevereiro, 2019 13:50

Nove estudantes do Pré-Universitário da Uespi são aprovados no SiSU

O preparatório específico para o ENEM é desenvolvido por professores voluntários

Ascom Uespi
Brenda Araújo, caloura do curso de História da Uespi (Ascom Uespi)

“Ter conseguido esse sonho de ingressar na universidade, não foi uma conquista só minha, mas sim de toda família. Eles sabiam que era exatamente o que queria, acompanharam de perto toda luta para conseguir. Foi uma escolha feita de coração e fiquei feliz demais com o resultado”, assim definiu Thaynara Cristina Tajra, de 17 anos, segundo lugar em Letras Português, campus Poeta Torquato Neto. Ela é uma dos nove alunos aprovados na chamada regular do SiSU 2019 que participaram do Curso Preparatório Pré-Universitário (CPPU) da Universidade Estadual do Piauí em 2018. Seis deles são ingressantes na Uespi.

A jovem destaca a importância que o Pré teve na sua aprovação. “Eu não tinha muitos meios pra estudar e quando fiquei sabendo, por Uespi estava oferecendo essa oportunidade fiz de tudo pra conseguir entrar. Lá eu me deparei com professores que, de forma gratuita, se dedicaram muito a cada aluno”, disse Thaynara.

O CPPU é um preparatório específico para o Enem, totalmente gratuito, desenvolvido por professores voluntários, sendo a maioria alunos graduandos da Uespi. Um desses professores, é o estudante do curso de Química, campus Poeta Torquato Neto, Alexandre Diógenes Pereira. Ele foi aluno do Pré-Universitário em 2015. “No CPPU recebi todo apoio necessário para garantir minha vaga na universidade. Participar novamente, agora como professor voluntário, é uma satisfação imensa e uma sensação de dever cumprido”, pontua.

Outro estudante aprovado foi o futuro Engenheiro Civil, David Borges, de 19 anos. Ele escolheu a área de exatas por influência da família, seu tio era Engenheiro Mecânico. “Escolhi a Uespi por já está familiarizado com a instituição e pela grade curricular. Sobre o Pré, tenho certeza que os professores serão excelentes profissionais no futuro. A ficha ainda não caiu, eu e minha família continuamos comemorando”, conta.

A nova aluna da universidade, Brenda Araújo, de 18 anos, ama ler e dá aulas, ela se apaixonou pelo curso de História ainda no Ensino Médio graças as professoras Nercinda e Audaris. Desde então, ela resolveu se aventurar por essa área tão vasta. “Tenho muito orgulho do curso que fui aprovada, ano passado foi meu terceiro Enem, meus pais sabiam que esse ano iria passar. Quando veio o resultado foi uma felicidade imensa. O que me motivou a sempre está nas aulas foi a  dedicação dos meus professores, pois eles não receberam nada financeiramente, estavam presentes pelo simples fato de quererem nos ajudar”, disse a aprovada também na Uespi.

Além dela, outras três estudantes conseguiram a tão sonhada aprovação na Uespi: Érica Valnis, Ana Clara Rodrigues e Luciana de Brito aprovadas respectivamente nos cursos de Educação Física, Psicologia e Fisioterapia, respectivamente. Também houve aprovações na Universidade Federal do Piauí (UFPI), e na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), os alunos Pedro Leonardo, Thaís dos Santos e Sara Gabriele foram aprovados nos cursos de Engenharia Mecânica, Educação Física e Letras Português, respectivamente.

Para Érica, o curso de Educação Física se tornou atrativo por suas varias possibilidades de atuações em prol da sociedade. “Sou apaixonada pela área da saúde, valeu a pena persistir. O momento da aprovação foi de muita felicidade e euforia, pois o sonho de cursar o ensino superior foi compartilhado com todos os meus familiares”, disse.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Roselis Machado, o curso teve no ano de 2018 a sua 9° edição, com 22 alunos matriculados, ofertando as disciplinas de matemática, física, química, português, história e redação. “O objetivo do preparatório é capacitar os estudantes mais carentes a competir em pé de igualdade com os outros concorrentes no Enem”, disse. Segundo ela, o número de aprovados pode aumentar com o Prouni, FIES e a convocação da Lista de Espera do Enem.

Autoria: Arnaldo Alves
Tags: