25 Agosto, 2017 13:20

Professores da Uespi participam da Semana do Orgulho de Ser

Evento acontece em diversos pontos de Teresina, de 26 a 31 de agosto

A 13ª Semana do Orgulho de Ser acontece de 26 a 31 de agosto, e contará novamente com a participação da Uespi como parceira. A universidade, além de ceder espaços para realização das atividades, também contará com seus pesquisadores proferindo palestras e participando de mesas redondas e oficinas.

Os temas discutidos pelos professores da instituição passam por questões como o respeito à comunidade LGBT, violência contra travestis e transexuais, debate de gênero na educação de jovens e adultos, direitos de mulheres detentas e performances artísticas voltadas para debater a causa LGBT.

Para Marinalva Santana, coordenadora do Grupo Matizes, organizadora do evento, duas das palestras merecem destaque por conta do momento pelo qual passa o país. “Nesse momento de aumento do conservadorismo e da violência, é super importante criar espaços de diálogo com educadores, por isso é importante a mesa das professoras Bárbara e Lucineide, e também criar esses espaços com os servidores, como é o caso da palestra ‘LGBT: aceitar é uma opção, respeitar é uma obrigação’, da professora Andrea Rufino”, destaca.

A vice-reitora da Uespi, Bárbara Melo, é quem conduzirá a mesa-redonda “O debate sobre gênero cabe sim na educação de jovens e adultos”, junto da professora Lucineide Barros. “Vamos fazer um debate muito rico com os professores da educação de jovens e adultos sobre a discussão de gênero naquela modalidade de ensino. Esse público já tem um histórico de exclusão por evasão ou reprovação, e se pegarmos como exemplo uma jovem trans, é muito provável que vá sofrer bullying na escola, e por isso pode ter evadido do ensino regular”, relata Bárbara. A atividade acontecerá no dia 30 de agosto, às 19h, no auditório do Centro de Treinamento Odilon Nunes.

“Se o EJA não tiver a compreensão dos professores, gestores e alunos de como acolher e evitar práticas homofóbicas, essa aluna vai continuar numa situação de exclusão tanto educacional como no mercado de trabalho. Por isso a discussão é necessária e importante, e talvez mais urgente que com crianças e jovens, então nossa ideia é levar o debate pontuando esses aspectos”, finaliza.

No dia 29 de agosto, a professora da Uespi, Andrea Cronemberger Rufino, ministra a palestra “LGBT: aceitar é uma opção, respeitar é uma obrigação”, às 9h30min, no auditório do Palácio Pirajá, Campus Poeta Torquato Neto. No dia 30, às 16h, a professora Eugênia Villa (Uespi), conduzirá a mesa redonda “A violência contra travestis e transexuais na perspectiva de gênero, com a participação de Amparo Sousa Paz (Promotora de Justiça) e Marcela Karine Carneiro Braz (mulher trans, arquiteta e militante LGBT).

Confira a programação completa da 13ª Semana do Orgulho de Ser, com destaque para as outras participações da Uespi.

Autoria: Jônatas Freitas
Tags: