11 Março, 2019 13:38

Uespi de Oeiras será palco da 14° Balada Literária com mesas redondas e shows culturais

Balada de 2019 terá como homenageados o educador Paulo Freire (PE) e o poeta Élio Ferreira (PI).

A programação da 14° Balada Literária inicia dia 13 de março, no campus Professor Possidônio Queiroz e no Mirante Morro da Cruz, em Oeiras. Em 2019, a Balada terá como homenageados o educador Paulo Freire (PE) e o poeta Élio Ferreira (PI), ambos nordestinos e vozes compromissadas com um Brasil mais justo e solidário.

A programação desta edição do evento conta com o corpo docente da Uespi das áreas de Letras, História e Pedagogia, além de atrações convidadas. O evento inicia às 9 da manhã com a Aula Inaugural do professor da Uespi e poeta Élio Ferreira. Em seguida, haverá uma Mesa Redonda com o tema: Itinerário Poético: Das Performances de Rua à Afirmação da Negritude que será ministrada pelo professor Harlon Lacerda, pelo poeta Kilito Trindade e pelo homenageado Élio Ferreira.

No período da tarde, o cronograma segue com a mesa redonda de tema: A Leitura do Mundo Precede a Leitura das Palavras, com as professoras Lucineide Barros e Leiliana Rebouças. Após isso, às 19 horas, haverá um show lítero-musical com a Banda Mustang 66 no Mirante Morro da Cruz.

Confira a programação de Oeiras.

A Balada Literária segue com suas atividades:

  • Campus Josefina Demes (Floriano): 10/04 (manhã, tarde e noite)
  • Campus Professor Alexandre Alves (Parnaíba): 02/05 (manhã, tarde e noite)
  • Campus Poeta Torquato Neto (Teresina): 13 e 14/08 (manhã e tarde)

Professor da Uespi e poeta Élio Ferreira é um dos homenageados da Balada 

Doutor em Teoria da Literatura pela UFPE – 2006, Elio Ferreira de Souza é formado em Letras e Pós-graduado em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É poeta e professor na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e líder do Núcleo de estudos e Pesquisas Afro – NEPA/Uespi. Este ano, o mesmo está sendo homenageado na 14° Balada Literária, juntamente à Paulo Freire.

“Estou muito feliz em ser contemplado ao lado de Paulo Freire, o de Pedagogia do Oprimido, que imagino que tenha sido nosso professor com suas obras e ensinamentos inspiradores para a área”, pontua o poeta homenageado.

Autoria: Priscila Fernandes
Tags: