11 Setembro, 2019 12:31

Projetos da Uespi levam discussões ambientais para a comunidade

Atividades sobre educação ambiental e oficinas sobre fenômenos atmosféricos são realizadas por professores e alunos da IES.

Ascom Uespi
O projeto de extensão dissemina conhecimentos a respeito de questões ambientais em escolas públicas (Ascom Uespi)

Em um período marcado por desmatamento e queimadas em diversas regiões brasileiras, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) promove um projeto de extensão que propõe disseminar conhecimentos a respeito de questões ambientais em escolas públicas de ensino fundamental, e realiza oficinas sobre fenômenos atmosféricos para servidores do município de Timon.

O Projeto “Educação ambiental em escolas públicas de ensino fundamental” visa estimular os estudantes quanto à importância de preservar o ambiente, conscientizando-os e fazendo-os interagir com o meio em que habitam.

Coordenada pela professora Margarita Lopez Gil, docente do curso de Engenharia Civil da Uespi, a extensão busca aproveitar o efeito multiplicador que crianças e jovens representam dentro da sociedade, visto que são mais receptivos e compreensíveis, isto é, tendem a aceitar melhor as ideias e compartilhá-las no ambiente onde se desenvolvem (família, vizinhos e amigos).

Por meio de atividades preparadas pelos  alunos do curso de Engenharia Civil, o projeto vislumbra um novo modelo de sociedade por meio da conscientização das futuras gerações, com o objetivo de garantir a sustentabilidade do planeta.

Segundo a coordenadora do projeto, Margarita Lopez Gil, a extensão é uma forma do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) da Uespi contribuir com a sociedade e semear a ideia da preservação ambiental nos jovens, para que eles sejam multiplicadores dessas informações.

Ela ressalta que é importante atividades como essa serem introduzidas nas escolas já nos primeiros anos. “Desta forma, estimulamos o senso crítico dos jovens para mudanças nas atitudes e desenvolvemos o senso de responsabilidade neles a respeito de questões ambientais”, explica Margarita.

Oficina de Fenômenos Atmosféricos

Outra atividade em que a Uespi está presente para discutir questões ambientais é a oficina “Fenômenos atmosféricos adversos e severos: vulnerabilidade e riscos”, que é realizada no auditório do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), em Timon. O responsável por ministrar a oficina é o professor Werton Costa, mestre em Climatologia e docente da Uespi. A próxima oficina será nesta quarta-feira (11).

Organizado pela Prefeitura de Timon, a oficina reúne profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Segundo o professor Werton Costa, a oficina visa capacitar os profissionais acerca dos fenômenos atmosféricos severos, isto é, fenômenos relacionados aos excedentes de chuva – que provocam inundações, enxurradas, ventos fortes, descargas elétricas – ou à seca. “Na oficina apresentamos algumas informações básicas para que o servidor tenha conhecimento de como esses fenômenos podem acontecer e como se comportar diante deles”, explica o climatologista.

Ainda de acordo com o professor, diante da situação de mudanças climáticas, ocasionada pelo aquecimento global, a sociedade precisa estar preparada para prevenir riscos. Ele ressalta que a oficina tem o condão de cumprir o papel da Uespi de informar e capacitar profissionais para lidar com essas informações e problemas. “A nossa intenção é que esse conhecimento acadêmico, adaptado com uma linguagem mais popular, possa aproximar a sociedade da academia e dos órgãos de monitoramento e controle”, finaliza Werton.

Autoria: Clayton Gomes
Tags: