06 Setembro, 2017 13:40

Saliceu acontece de 20 a 22 de setembro no campus Clóvis Moura

Este ano, o evento terá como tema "A Arte existe porque a vida não basta”.

A 2ª edição do Salão do Livro do Dirceu (Saliceu), já tem data para acontecer: de 20 a 22 de setembro, no campus Clóvis Moura, da Uespi. O evento deste ano traz o tema “A Arte existe porque a vida não basta”, e contará com palestras, oficinas, lançamento de livros, saraus poéticos, contação de histórias, shows musicais e bate-papos literários.

O salão deste ano homenageará o intelectual Clóvis Moura, que dá nome ao campus da Uespi, e terá dois grandes objetivos, de acordo com Wellington Soares, organizador do evento. Um destes objetivos é incentivar o hábito da leitura entre os estudantes da Uespi e os das escolas da rede estadual de ensino, além da comunidade em geral. O outro é promover a interação entre escritores e o público, através do bate-papo literário, onde haverá o lançamento de livros.

“Teremos o Espaço Criança, onde também com elas será reforçado o hábito saudável da leitura, com contadores de histórias. Quanto mais cedo acontecer esse despertar, melhor para elas”, afirma Wellington. Além disso, haverá espaço para saraus poéticos de diferentes grupos de Teresina, com um diferente se apresentando a cada dia, shows musicais e palestras de importantes nomes do cenário nacional, como Ana Miranda, Salgado Maranhão, Celso Borges e Beto Ehongue.

O evento, realizado através de parceria da Uespi com a 21ª Gerência Regional de Ensino (GRE), também conta com emenda no valor de 70 mil reais do deputado estadual João de Deus. A sua realização no bairro Dirceu Arcoverde faz parte de um projeto de descentralização de eventos literários, que hoje já acontecem também em diversas cidades do interior do estado como Picos, Coivaras, Parnaíba, Pedro II, Valença, Altos e José de Freitas.

Uma ação importante do evento neste ano é a distribuição de cheque-livros para os estudantes, que totalizam 16 mil reais oriundos da Uespi e da emenda parlamentar. A vice-reitora da Uespi, Bárbara Melo, destacou a iniciativa. “O Saliceu é um evento importante e que sempre conta com nosso apoio, e nesse ano isso também se dará com os cheque-livros para a comunidade, para que os estudantes possam adquirir livros nos stands dos livreiros que ficarão lá durante o evento. E focar a importância da leitura tem tudo a ver com a Uespi e com aquele campus em específico, que conta com várias licenciaturas, cursos que lidam diretamente com a importância da leitura para a construção da cidadania”, destacou.

O lançamento oficial do 2º Saliceu acontecerá no dia 13 de setembro, no auditório Goethe Sandes, do Clóvis Moura, e contará com a palestra do escritor Nathan Sousa. O piauiense abordará em sua apresentação a poesia brasileira do século XXI. O evento acontece às 19h, e também tem programação musical com o músico Dário Marreiros.

Autoria: Jônatas Freitas
Tags: