21 Junho, 2017 14:26

Técnicos da Uespi conquistam na Alepi aprovação da alteração do PCCS

O projeto passou anteriormente pelas comissões de Administração e de Finanças da casa, antes de seguir para o plenário

Os técnicos administrativos da Universidade Estadual do Piauí conseguiram na manhã desta quarta (21) uma das mais importantes conquistas da categoria. Trata-se da aprovação no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (ALEPI) do projeto de lei que altera o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores da UESPI. O projeto passou anteriormente pelas comissões de Administração e de Finanças da casa, antes de seguir para o plenário.

De acordo com o texto, os servidores terão seus vencimentos implantados em três etapas, nos meses de janeiro, junho e dezembro de 2018. O projeto foi de autoria do Governo do Estado, o que gerou os agradecimentos do reitor da UESPI, Nouga Cardoso Batista: “Queremos registrar agradecimentos ao governador pelo envio do projeto de lei, e agradecer também à ALEPI pela celeridade na tramitação do projeto. Aos técnicos da UESPI, manifestamos nossas congratulações pelo alcance do tão sonhado plano de carreira, com modificação da remuneração para melhor”, relatou Nouga.

Ainda de acordo com o reitor, os técnicos da instituição poderão agora ter mais estabilidade na carreira, mantendo na UESPI uma memória administrativa. “Foi um reconhecimento do trabalho deles, e da necessidade do funcionário público da UESPI avançar na carreira agregando melhor qualidade de vida a seus familiares e à própria instituição. A expectativa nossa é que os técnicos possam se ver construindo uma vida pública dentro da UESPI, sem preocupação de buscar concurso em outro órgão publico”, acrescentou.

O servidor Claudionor Ramalho Santana, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Estadual do Piauí (Sintuespi) e técnico do campus de Floriano, também se manifestou sobre a aprovação: “Foi uma conquista, e fico feliz por isso, saímos com uma boa notícia hoje para a categoria. Isso representa um ganho, mas apenas um degrau pra gente continuar subindo e conquistando melhorias pra categoria como um todo”.

Assim como ele, também comemoraram os técnicos Marcelo Cipriano e Célia Honório. “Estamos concretizando um sonho de longa data. Eu quero em nome da nossa categoria agradecer à administração da UESPI, nas pessoas dos professores Nouga e Bárbara, que lutaram incansavelmente, e parabenizo também a categoria”, destacou Marcelo. “A caminhada foi longa, com muitos encontros, muitas reuniões, e a gente sempre com o apoio da nossa administração superior. O Pró-reitor Paulo Henrique Pinheiro também agregou muito, por conta do contato que manteve com os deputados. Espero que daqui a algum tempo nós tenhamos mais conquistas”, disse Célia.

Os deputados Marden Menezes e Flora Isabel também relembraram na tribuna da Assembleia outros nomes responsáveis pelo empenho na reivindicação até sua aprovação: “Muitos deputados participaram, entre eles Luciano Nunes, João de Deus, Liziê Coelho, Evaldo Gomes e Wilson Brandão, entre outros que mostraram a disposição da casa ao votar nas duas comissões e no plenário hoje”, afirmou Flora. “O projeto vem em bom tempo, haja visto ser uma reivindicação antiga da categoria. Outros servidores já haviam sido contemplados, na própria UESPI e em outros órgãos, e se corrige uma lacuna que havia com relação aos direitos desses servidores, que é a de ter uma carreira estruturada com perspectiva de progressão”, finalizou Marden.

Agora o projeto segue para sanção do governador do estado, Welington Dias.

Autoria: Jônatas Freitas
Tags: