12 Agosto, 2019 17:24

Uespi apresenta o Encontro África-Brasil 2019 à governadora

Evento, um dos maiores do país e da América Latina, será realizado no período de 20 a 22 de novembro

O VI Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas: Narrativas e Direitos Humanos, que ocorrerá no período de 20 a 22 de novembro, foi apresentado à governadora em exercício Regina Sousa, na tarde desta segunda (12), no Palácio de Karnak.

Realizado pela Universidade Estadual do Piauí, o África-Brasil ocorre a cada 2 anos e já está consolidado no calendário da instituição.

“Trata-se de um evento reconhecido em outros países e que reúne palestrantes, pesquisadores, estudantes e grupos de estudo do Brasil e de várias partes do mundo”, comenta a professora e doutora Iraneide Soares da Silva, coordenadora do África-Brasil.

Segundo o professor-doutor Élio Ferreira, o evento agrega também o VIII Colóquio de Literatura Afro-Brasileira e Africana, V Salão do Livro Universitário, II Encontro Internacional de Culturas Afrodescendentes e Indígenas da América Latina e Caribe.

Na edição anterior, em 2015, Élio Ferreira contou com mais de 435 palestrantes e mais de 1500 inscritos, além de lançamento de livros, exposição e também resultou na publicação de dois livros que contém a compilação dos trabalhos apresentados. “Estas obras são distribuídas para os campi da Uespi, palestrantes, bibliotecas e universidades públicas”, ressalta Élio.

Para este ano, a professora Iraneide afirma que a expectativa é mais alta. “O evento tomou uma dimensão muito grande no Brasil e no exterior”, diz, enfatizando que já estão confirmados os palestrantes Ana Paula Tavares, africana e professora da Universidade de Lisboa (Portugal), Edson Santos, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, dentre outros.

Segundo o reitor Nouga Cardoso, o projeto foi apresentado no sentido de fortalecer o apoio do Governo do Estado num evento, que dentro desta abordagem da pauta, é um dos maiores do Brasil e América Latina. “Apresentamos a demanda à governadora que ficou de analisar o projeto”, comenta.

Regina Sousa reconhece a importância do evento consolidado no calendário e o Governo do Estado analisará a forma de apoiá-lo.

Autoria: Isabel Cardoso

Tags: