26 Abril, 2017 14:56

UESPI discute saúde mental durante Seminário de Formação

Evento gratuito e aberto ao público acontece nesta sexta-feira, 28 de abril

O trabalho de prevenção sobre Saúde Mental e Atenção Psicossocial será discutido nesta sexta-feira, 28 de abril,  no Seminário de Formação realizado no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em Teresina. O encontro pretende problematizar a situação atual da rede de saúde mental no Piauí.

Fomentar diálogos sobre as interfaces de experiências exitosas relativas à produção do cuidado em saúde mental essa é a proposta da Residência Multiprofissional em saúde da Família e Comunidade da UESPI. O seminário trará mesas-redondas, exposição de algumas obras de artes feita por usuários dos centros de saúde de Teresina e participação com psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, enfermeiros, além de outras categorias que darão sua parcela de contribuição no fomento de diálogo sobre a  saúde psíquica.

A Tutora de Campo da Residência da UESPI, Me. em Saúde Púbica, Michele Vicente Torres, destaca que este seminário surge em um momento importante para discutir a narrativa de saúde mental nessa contemporaneidade, marcada pela dificuldade em entrar em um consenso sobre a temática de saúde mental. “Queremos dar visibilidade para os usuários da rede de serviço de saúde mental e evidenciá-los como pessoas com potenciais. Queremos tirá-los da categorias de ‘estigmatizados e invisíveis’ e trazê-los para visibilidade social”, comenta Michele.

O encontro é aberto para a sociedade em geral, bem como toda comunidade acadêmica, tendo como foco o usuário da rede de saúde mental, pessoas que estão em tratamento psíquico, gestores, docentes, discentes e profissionais da área de saúde. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no mesmo dia e local e trazem como sugestão doação de roupas usadas. Ao final todos os participantes obterão certificado de 8 horas.

Por se tratar de um seminário livre, as diversas opiniões, pensamentos, posicionamentos, reflexões e debates são bem vindos no intuito dar assistência, em especial, as pessoas com sofrimento mental superando os desafios no cotidiano nos espaços de atenção, gestão, vigilância e participação social.

Autoria: Vanderson de Paulo
Tags: