21 Março, 2017 8:21

Uespi e Fiepi articulam parceria para mestrado na área de saúde do trabalhador

Ascom Uespi
Uespi e Fiepi discutem parceria para realização de mestrado (Ascom Uespi)

Professores dos cursos de saúde, juntamente com o coordenador de Pesquisa da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Gustavo Gusmão, estiveram reunidos, nessa segunda-feira (20), com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), Antônio José de Moraes Souza Filho,  para discutir parcerias para mestrado profissional em saúde do trabalhador. Esteve presente também ao encontro a fisioterapeuta Maryanne Martins, membro do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito 14).

A reunião teve como objetivo articular a participação da Fiepi na pós-graduação. O professor Rômulo José Viera, docente visitante lotado no Centro de Ciências da Saúde da Uespi, e o professor de Fisioterapia da Uespi Marcelino Martins destacaram que a colaboração da federação contribuirá no intermédio das empresas piauienses, como também subsidiará ações de qualidade de vida do trabalhador piauiense, por meio dos profissionais que ingressarem no programa.

A pós-graduação tem foco em estudos e pesquisas na área de saúde do trabalhador, com ênfase na criação de medicamentos de recursos naturais da região. Para os docentes, a parceria fomenta também a patente dos produtos que serão criados e qualifica profissionais da federação na prestação de serviços para indústrias. O presidente, Moraes Souza Filho, se comprometeu em discutir a solicitação com outros membros da Fiepi. Ele destacou que estudará as possibilidades de convênio e financiamento de bolsas dos profissionais que ingressarão no programa.

Segundo Rômulo Vieira, o programa  prevê a oferta de 15 vagas iniciais e já conta com o apoio de emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil,  do presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho. A proposta do mestrado  será encaminhada para a Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes), assim que a pós-graduação formalizar todas as parcerias de financiamento.

Autoria: Valéria Soares
Tags: