13 Julho, 2017 15:12

Uespi e Sesapi realizam ação social na Ceasa em alusão ao Dia Nacional da Saúde do Homem

Evento será nesta sexta (14)

Dia 15 de julho é comemorado o Dia Nacional da Saúde do Homem. Para marcar a data, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em parceria com a Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI), realizará na manhã desta sexta (14), uma ação social com os feirantes da CEASA.

Cerca de quarenta alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia estarão envolvidos na ação, que trará palestras sobre a saúde do homem, a qualidade do sono, orientações ergonômicas, palestras sobre segurança do trabalho e doenças crônicas como hipertensão, diabetes e AVC.  No local serão oferecidos, também, serviços como aferição de pressão arterial e distribuição de folders.

“A gente entende a importância da aproximação dos alunos com a temática de saúde do homem, uma vez que o homem, por muitas vezes, sai de casa para trabalhar e dificilmente procura um serviço de saúde. Então é importante para que os alunos que já estejam conscientes dessa situação e que estejam estimulando e conscientizando a população de homens a ter um olhar melhor para sua saúde”, enfatiza Arethuza Carvalho, coordenadora do curso de Enfermagem da UESPI.

Dia Nacional da Saúde do Homem

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a cada três mortes de pessoas adultas no Brasil, duas são de homens. No Brasil os homens vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arteriais mais elevadas.

Desde 1992, o Dia do Homem é comemorado em 15 de Julho, por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores Brasileiros. Os objetivos principais do Dia Internacional do Homem é melhorar a saúde dos homens (especialmente dos mais jovens), melhorar a relação entre gêneros, promover a igualdade entre gêneros e destacar papéis positivos de homens. É uma ocasião em que homens se reúnem para combater o sexismo e, ao mesmo tempo, celebrar suas conquistas e contribuições na comunidade, nas famílias e no casamento e na criação dos filhos.

Autoria: Kelly Barros
Tags: