23 Setembro, 2019 14:12

Uespi lança exposição sobre o jornalista e escritor Zózimo Tavares

Zózimo comemora seus 30 anos como escritor e reuniu em uma exposição seus livros e publicações sobre a sua atividade literária.

Ascom Uespi
(Ascom Uespi)

A Universidade Estadual do Piauí lançou, nesta segunda-feira (23), a exposição do jornalista e escritor Zózimo Tavares, no mezanino do Palácio Pirajá, campus Poeta Torquato Neto. Zózimo comemora 30 anos como escritor e reuniu em uma exposição livros e publicações sobre a sua atividade literária.

O evento contou a participação da Administração Superior; do secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, de professores e alunos dos cursos de Jornalismo e Letras; e da comunidade acadêmica em geral. Na ocasião, o jornalista realizou uma palestra para o público presente onde contou e apresentou mais sobre sua vivência com a literatura e o jornalismo.

A exposição é organizada pelas coordenações dos cursos de Jornalismo e Letras Português e conta com a curadoria das professoras Daiane Rufino (curso de Jornalismo), Raimunda Celestina e Lucirene Carvalho (curso de Letras Português).

O vice-reitor da Uespi, Evandro Alberto, em seu discurso, parabenizou Zózimo Tavares pelo trabalho dedicado ao jornalismo e a literatura piauiense. “A Nossa Uespi fica muito honrada em receber essa exposição de um trabalho feito com dedicação e sabedoria”, afirmou o vice-reitor.

A coordenadora do curso de Jornalismo, Daiane Rufino, destacou que o jornalista tem quase 40 anos de atuação na imprensa piauiense e 30 anos como escritor. ”Ele atuou em diversos veículos e tem uma vasta experiência . Um profissional com um trabalho desse vir para a universidade é sempre muito enriquecedor”, ressaltou.

Para a aluna do 6º período o curso de Jornalismo, Ângela Carvalho, o jornalista Zózimo é uma inspiração. “Me chama muita atenção a forma como ele consegue aliar a técnica com a forma de divulgar mais seu trabalho, como os seus livros, que são belíssimos”, disse a aluna.

Zózimo Tavares, que foi acadêmico do curso de Letras da Uespi, disse que a exposição é como está prestando conta do seu trabalho para a sociedade. "É uma volta que eu faço à Uespi, depois de 20 anos. Se não fosse imitar muito os políticos, eu diria que era uma prestação de contas que estou fazendo. Eu escrevi e lancei livros, fui para a Academia Piauiense de Letras e fui professor na Universidade Federal do Piauí”, contou. Para ele, apresentar seu trabalho na universidade é um oportunidade de mostrar seu trabalho para uma geração que ainda não o conheceu. "É também uma forma de me aproximar dessa geração”, finaliza.

A exposição ficará na universidade no período de 23 a 27 de setembro.

O jornalista

Zózimo Tavares é jornalista e escritor. Nasceu em 4 de abril de 1962. Viveu a sua infância e parte da adolescência em Água Branca (PI). Veio para Teresina em 1978, com 15 anos, para dar prosseguimento aos estudos, na Escola Técnica Federal do Piauí (hoje IFPI). É formado em Jornalismo pela UFPI e em Letras pela Uespi. Começou na imprensa do Piauí em 1980.

Foi editor-chefe dos jornais O Dia e Diário do Povo e também da Rádio Difusora e da TV Clube (afiliada da Rede Globo), além de analista político da Rádio Pioneira.

Foi também correspondente do jornal Correio Braziliense no Piauí. Presidiu o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Piauí e foi secretário de Comunicação de Teresina.

Foi também professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente, integra a equipe de jornalismo do Grupo de Mídia Cidade Verde – TV, Rádio, Revista e Portal. É sócio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

O escritor

Iniciou sua carreira literária em 1989. Nestas três décadas publicou com regularidade livros de humor, cordel, jornalismo, literatura e biografias.Desde 2002 ocupa a Cadeira 34 da Academia Piauiense de Letras, da qual é vice-presidente.

Celebra em 2019 os 30 anos da publicação de seu primeiro livro: “Falem Mal, Mas Falem de Mim”, de humor político, já em sua 3ª edição.

Autoria: Valéria Soares
Tags: