14 Junho, 2019 14:27

Uespi promove palestra sobre feminicídio com delegada Eugênia Villa

Eugênia Villa lidera estudos de gênero relacionados ao combate a violência contra a mulher no Piauí.

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) realiza evento para debater o feminicídio no dia (18), às 20h, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Voltado para alunos de direito, a palestra conta com a mediação da delegada Eugênia Villa.

A apresentação visa discutir o feminicídio na conjuntura atual. Eugênia Villa lidera estudos de gênero relacionados ao combate à violência contra a mulher no Piauí. Hoje, superintendente do Sistema de Gestão de Risco e Inteligência Estratégica, a delegada também é pioneira de várias iniciativas para o enfrentamento desse problema, como a criação da primeira delegacia especializada em feminicídio do Brasil.

“A ideia é mostrar que o feminicídio se difere dos homicídios em geral, porque ele deixa um alfabeto violento e é preciso alfabetizar a polícia e a justiça na linguagem do feminicídio. Então, a ideia é essa, por meio da alfabetização eu poder compreender o feminicídio, sabendo ler o feminicídio por meio de gestos simbólicos deixados no local do crime”, afirma a delegada e professora da Uespi.

A manipulação, o controle e a posse são elementos encontrados em muitos relacionamentos abusivos que terminam com assassinato de mulheres. De acordo com Eugênia Villa, a justiça precisa está preparada para lidar com crimes que envolvem a questão do gênero, dentro da perspectiva da mulher. Hoje, um dos projetos é tentar prevenir o feminicídio por meio das mudanças da lei Maria da Penha.

“É um novo projeto que visa prevenir risco de feminicídio, chegar antes do feminicídio afastando o agressor do lar no momento em que ele está ameaçando, em que ele está imprimindo violência para a mulher e para os filhos”, explica.

Um certificado de 5h/a será emitido para os estudantes do curso de direito. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia do evento (18), devem ser feitas via direct, no @caduespi, ou presencialmente no Centro Acadêmico de Direito.

Tags: