08 Julho, 2019 13:25

Uespi promove palestra sobre saúde mental

O evento buscou apontar estratégias interventivas de controle de ansiedade e falar sobre prevenção de comportamentos depreciativos

O curso de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em parceria com o Serviço de Psicologia da instituição, realizou, na manhã desta segunda-feira (8), uma palestra com o tema Estratégias de Manejo de Ansiedade e Promoção de Qualidade de Vida, no auditório do Núcleo de Educação à Distância (Nead), do campus Poeta Torquato Neto. O objetivo do evento foi apontar estratégias interventivas de controle de ansiedade, falar sobre prevenção de comportamentos depreciativos, além de mostrar estratégias de combate a depressão e promoção dos comportamentos que melhorem a saúde mental.

A palestra foi ministrada pela professora do curso de psicologia da Uespi, Nadja Pinheiro. Na oportunidade, estiveram presentes na explicação alunos da Licenciatura de Psicologia, bem como estudantes de Jornalismo da Uespi, acompanhados pelo professor Daniel Solon.

Um dos organizadores do evento e membro do Serviço de Psicologia da Uespi é Janailson de Abreu. Para ele, a ansiedade precisa ser um dos temas debatidos dentro do ambiente acadêmico, pois isso acarreta no desempenho dos alunos. “Cada vez mais, temos números que apontam que as pessoas estão apresentando problemas de saúde em decorrência de fatores envolvendo os relacionamento interpessoais. Nesse sentido, buscamos com o evento ensinar estratégias, apontar caminhos, bem como dar direcionamentos para que as pessoas possam ser amparadas com a psicoeducação", destaca o aluno do curso de Psicologia.

Segundo a palestrante Nadja Pinheiro, uma das maiores taxas de crescimento de componentes de saúde mental acontecem dentro da universidade. “Por motivos de rotina, preocupação com mercado de trabalho, problemas acadêmicos, bem como familiares esses problemas acabam acontecendo. Tudo isso pode comprometer o desempenho dos estudantes e professores. Nossa proposta é trabalhar a temática envolvendo saúde mental, com estratégias de enfrentamento que podem ser feitas diariamente, sem um custo elevado”, explica.

O professor Daniel Solon disse que dentro da sala de aula é perceptível que muitos alunos têm desenvolvido ansiedade e depressão. Para ele, proporcionar debates que envolvam essa temática é dever da universidade, bem como dar condições para que fatores de adoecimento sejam sanados.

Autoria: Arnaldo Alves
Tags: