28 Junho, 2019 14:58

Uespi promove palestra sobre “Vazamento Fonológico na Escrita Escolar”

A palestra foi ministrada por André Pedro Silva, professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

O Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual (PROFLetras) realizou uma palestra com o tema: “Vazamento Fonológico na Escrita Escolar”, nesta sexta-feira (28). A palestra foi ministrada por André Pedro Silva, professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco e colaborador da Universidade de Pernambuco, no PROFLetras. O encontro aconteceu no auditório do Palácio Pirajá.

A palestra teve como principal objetivo mostrar como o professor do ensino fundamental deve observar se a escrita inicial dos alunos apresenta traços de vazamento da fala para a escrita, e como a teoria fonológica pode facilitar a aquisição da escrita. Para isso, o professor André Silva, que já tem experiência nas áreas de fonologia, fala e escrita, variação linguística, fonologia e ensino, trouxe debates e discussões acerca do assunto.

“Estamos fazendo uma abordagem inicial a respeito do que os parâmetros curriculares que falam sobre a variação linguística e como encontramos esses processos fonológicos na escrita do ensino fundamental. Iremos fazer um contra-ponto de como devemos trabalhar com esses processos e como o professor deve tentar sanar esses problemas fonológicos na escrita no ensino fundamental”, pontua o professor.

Kátia Luz, aluna do PROFLetras, fala da importância da palestra para a melhoria da atuação dos professores participantes, tendo em vista que é uma soma de conhecimentos juntamente às disciplinas que são trabalhadas no Programa. “A palestra é de suma importância para nós do PROFLetras, pois relaciona-se com fonética e fonologia, que é a base para nós que pretendemos ser professores de alunos do ensino médio ou fundamental. Então, o foco é que possamos agregar na melhoria da escrita e da leitura desses alunos”, conclui a aluna.

Autoria: Priscila Fernandes
Tags: