27 Março, 2018 13:57

Uespi realiza VI Seminário de Língua e Literatura no Campus Clóvis Moura

O evento deu início na manhã desta terça-feira (27/03) e se estende até amanhã (28/03)

No intuito de fomentar conhecimento para a orientação de alunos, o curso de Letras da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) promove o VI Seminário de Língua e Literatura. O evento deu início na manhã desta terça-feira (27) e se estende até quarta (28) no auditório do campus Clóvis Moura, em Teresina.

Voltado para o público acadêmico, o evento objetiva contextualizar os discentes ingressantes no curso de Letras acerca do projeto político pedagógico para que possam imprimir maior proveito às suas atividades cotidianas, podendo ainda projetar ações acadêmicas e profissionais.

De acordo com uma das organizadoras do evento, Débora Lívia, o encontro é muito relevante pois traz ao aluno o sentimento de pertencimento na universidade. “O evento é importante porque o aluno do curso de letras se sente abraçado pela universidade, e isso promove nele um interesse maior pelas atividades da universidade e ele tem um maior conhecimento do curso e prática curricular e daquilo que ele pode estar alcançando no decorrer dos anos”, afirma a aluna.

Outro intuito do Seminário é socializar resultados de pesquisa e aplicação de projetos pedagógicos elaborados por alunos e professores do Curso de Letras Português e situar os ingressantes em relação às exigências do curso superior e, especificamente, o de Letras.

O primeiro dia contou com abertura e mesa de honra, recital de poesias, e palestras com temas diversos como: A importância da pesquisa e da pós-graduação na formação acadêmica; A organização sequencial de artigos de opinião produzidos no contexto das Olimpíadas de Língua Portuguesa, entre outros. Para o dia 28, a programação conta com mais palestras.

A professora e palestrante Assunção Silva discutiu a formação dos professores de Letras e os desafios do século XXI e falou das dificuldades e desafios sobre tratar o assunto. “É preciso pensarmos qual é a nossa realidade brasileira, os desafios que temos diante de um quadro altamente conturbado e com um forte capitalismo. Frente a isso, falo da importância em você se formar para ser um cidadão que realmente responda as necessidades. Você se forma como educador para ensinar a língua portuguesa, literaturas entre outras, e ao mesmo tempo como isso responde a nossos objetivos hoje”, pontua.

Para muitos alunos, esses assuntos são importantes pois trazem conhecimento e crescimento profissional, como é o caso do aluno do primeiro bloco, Gabriel Caetano. “A minha expectativa é me formar e ter o meu mestrado na universidade, assim como algumas inspirações que nós temos como professores aqui na instituição. Eu estou adorando está aqui aprendendo. No primeiro dia de aula nós ficamos receosos, mas após a motivação dos professores e os eventos que fazem para nós, eu gostei muito”, afirma o estudante.

Autoria: Danúbia Rodrigues
Tags: