14 Junho, 2017 9:41

Universidade da Terceira Idade recebe aula de teatro sobre arte do burlesco

Anita Gallardo trouxe para a Unati conhecimentos de uma arte, até então, pouco conhecida.

Ascom Uespi
Workshop sobre a Arte do Burlesco (Ascom Uespi)

A Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) recebeu, nessa terça-feira (13), a professora de dança e teatro Anita Gallardo, de Curitiba, para workshop sobre a Arte do Burlesco. A participação fez parte das atividades das aulas de teatro ministradas pelo professor Moisés Chaves.

Anita Gallardo trouxe para a Unati conhecimentos de uma arte, até então, pouco conhecida. O burlesco é uma linguagem de dança e performance. Segundo a professora, é conhecida com  uma arte híbrida, porque trabalha com muitas vertentes. "Você tem uma coisa estética de artes visuais, de usar adereços para trazer materialidade para dança. Se trabalha a dança política, do empoderamento feminino do próprio corpo. Os meninos que fazem boylesque trabalham com questões de gênero, discussão social”, explica Gallardo. Ela destaca ainda que o burlesco tem sido uma ferramenta dos artistas para lutar contra coisas que acreditam que não sejam certas.

De acordo com Moisés Chaves, aulas com profissionais de fora visam a expansão do conhecimento sobre diversos temas do teatro e da dança. “Estamos desenvolvendo, nas aulas da Unati e no grupo de teatro da Uespi, esses diálogos. O objetivo é trazer esses profissionais externos à universidade para falar sobre as temáticas. E isso é um caminho que a gente tá enveredando sem volta”, afirma o professor.

Teresa Dantas, aluna do programa, disse que não conhecia o burlesco e ficou muito encantada com o que a professora apresentou. “Fazer esse workshop foi excelente. Nós não tínhamos conhecimento. Foi uma experiência muito boa para nós da Unati. Estamos entusiasmadíssimas para dar continuidade a esse trabalho do teatro com o professor Moisés, que faz um belo trabalho conosco”, disse a aluna.

Na aula, as alunas destacaram diversas atividades que fizeram com a dança, como, por exemplo, a festividade com o tema Cabaré. Além disso, mencionaram o preconceito relacionado à dança e à expressão corporal,  com o público da terceira idade. “Eu tenho muito interesse em trabalhar com idosos, justamente por esse lugar que elas colocaram de estigmatizarem o idoso, achando que ele não serve para nada, que ele não tem mais sensualidade, que vai perdendo os atributos físicos da juventude”, conta a professora Anitta.  A Unati foi uma novidade para a a docente. “Eu gostei muito de conhecer e não sabia que existia essa universidade para a terceira idade. Fiquei muito feliz em ver a quantidade de pessoas que o programa tem”, externa Gallardo.

Moisés Chaves ressalta que o plano para o grupo de teatro da Unati é ser cadastrado futuramente como um projeto de extensão da IES. Atualmente, uma apresentação teatral está  sendo preparada pelo docente e alunas para o final do semestre. A data do espetáculo foi agendada para 27 de junho.

Workshop sobre a Arte do Burlesco (Ascom Uespi)

Autoria: Valéria Soares
Tags: