27 Maio, 2019 15:26

Dia de Cidadania leva centenas de pessoas a Vila do Mel, na Serra do Inácio

A vice-governadora Regina Sousa e o secretário de Assistência Social, José Santana estiveram presentes.

Idealizado pela vice-governadora, Regina Sousa, foi realizado na segunda-feira (27), o Dia de Cidadania, para atendimento aos moradores da Serra do Inácio, localizada entre Piauí e Pernambuco. Órgãos municipais, estaduais e federais e entidades levaram diversos serviços para a Vila do Mel que fazem parte de um projeto de mudar a vida das famílias.

A vice-governadora ressaltou que a iniciativa tinha como objetivo não o assistencialismo, mas mostrar aos moradores seus direitos. Sousa informou que outras atividades serão realizadas para os moradores da Serra do Inácio. “Temos projeto de mudar a vida deles e de outras comunidades. Vamos tentar resolver os problemas aos poucos”, declarou.

O secretário de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, José Santana, contou que a SASC já desenvolve trabalhos junto às famílias da Serra do Inácio, como o projeto Criança Feliz. O gestor destacou que esse dia de atividades é muito importante para os moradores e que a Secretaria participou com diversos serviços, como o projeto Cidadania Ativa que inclui serviços de saúde e beleza.

Foram oferecidos também serviços voltados para a juventude, emissão de registro de nascimento e carteira de identidade, informações sobre regularização fundiária, aposentadoria, palestra e oficina sobre o uso correto da água, combate à violência doméstica e atividades lúdicas com as crianças além da comercialização e degustação de produtos à base de macaxeira.

A professora Sandecleia Modesto definiu o Dia de Cidadania como um Dia de Esperança para os moradores da Serra do Inácio. Ela contou que foi a primeira vez que eles receberam várias atividades em um único dia.

Registro
Um dos serviços mais procurados foi o registro de nascimento. O tabelião substituto do cartório de Simões, Hugo Júnior contou que um dos casos que chamou atenção foi o de uma mãe que foi registrar os dois filhos e foi descoberto que nem ela mesma tinha o documento. Este caso e outros envolvendo pessoas acima de nove anos de idade foram encaminhados para a Defensoria Pública.

O morador da Serra do Inácio, Antônio Eduardo tem 10 filhos, sendo o caçula de apenas dois meses, que ainda não estava registrado. Eduardo agradeceu o Dia de Cidadania, pois não precisou ir a Simões para registrar a criança. Maria das Graças Sousa Santos tem cinco filhos e foi registrar os gêmeos Daniel e Carlos, de apenas um mês. Claudiene Maria da Conceição tem três filhos e aproveitou o Dia de Cidadania para assistir palestras e vacinar as crianças. “É muito bom esse serviço aqui na Vila do Mel”, declarou.

Autoria: Geneide Santos

Tags: