05 Abril, 2018 12:08

Governo revitaliza e inaugura espaços culturais no sul do estado

As cidades de Corrente e Bom Jesus receberam os novos espaços públicos.

Benonias Cardoso
Inauguração do Teatro Alard em Bom Jesus (Benonias Cardoso)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), inaugurou o Teatro Alard, em Bom Jesus, e fez a entrega da revitalização e reforma do Centro Cultural Coronel Benjamin José Nogueira, em Corrente. A vice-governadora Margarete Coelho esteve presente às solenidades no Extremo Sul do Piauí ao lado do secretário da Cultura, Fábio Novo.

Os espaços, que têm o propósito de abrigar as várias manifestações artísticas, destacam a identidade das cidades e reconhecem as manifestações culturais da região. O teatro, dança, oficinas e shows artísticos fazem parte das formas de expressão que serão destaques nas novas casas de cultura.

O secretário Fábio Novo lembrou que a região sul é um celeiro notável de grandes artistas e que esses espaços são necessários. “Bom Jesus é uma cidade de várias manifestações culturais. Paixão de Cristo e Festival de Rabecas demonstra a força da nossa arte. Temos aqui também o Espaço Cultural Joaquim Carlota, importante núcleo de oficinas de dança, música e teatro que beneficia centenas de crianças e jovens. Portanto, precisamos dar continuidade a esse fazer cultural na região, interiorizando cada vez mais o nosso patrimônio”, destacou o gestor.

O Projeto Seis e Meia faz parte dessa descentralização da cultura e está percorrendo as cidades nos eixos norte e sul do estado. As cidades de Corrente e Bom Jesus receberam a edição itinerante do evento com shows do cantor Toni Garrido. A entrada, vendida a preços populares, tem viés beneficente com a doação de 1 kg de alimento não perecível, na compra do ingresso, que é doado a uma instituição de caridade da cidade.

Entusiasta de uma cultura mais presente no interior, Margarete Coelho destaca que os espaços são necessários para contar a história do povo e oportunizar aos piauienses de apreciar bons shows nacionais e locais em um espaço adequado e confortável. “A cultura de um povo é a sua identidade e as cidades de Corrente e Bom Jesus, com esses equipamentos, contarão a sua história. O teatro é sinônimo de produção de arte e cultura, onde as pessoas se manifestam, e essas manifestações culturais que já são tão pungentes na região, se fortalecerão. Estamos entusiasmados e felizes com essas inaugurações, querendo fazer sempre mais por essa região tão importante para o Piauí”, pontuou a vice-governadora.

O Alard é o 12° teatro entregue para o estado na gestão do secretário Fábio Novo e mais duas cidades brevemente ganharão equipamentos públicos culturais de qualidade, Picos e São Raimundo Nonato.

Autoria: Tatiana Maria

Tags: