25 Janeiro, 2018 11:00

Vice-governadora é agraciada com medalha no centenário da APL

A academia homenageou acadêmicos e personalidades que contribuíram para a cultura e para a instituição.

Benonias Cardoso
Margarete é homenageada no centenário da APL (Benonias Cardoso)

Uma noite de homenagens marcou a comemoração do centenário da Academia Piauiense de Letras (APL). Acadêmicos e personalidades que contribuem para a cultura literária do estado foram agraciados com medalha e diploma de honra ao mérito. A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, foi uma das homenageadas em solenidade realizada, nessa quarta-feira (25), no Cineteatro da Assembleia Legislativa do Piauí.

O presidente da APL, Nelson Nery Costa, revela ser um momento de muita representatividade por ser uma casa que há anos contribui com a cultura do estado. "Ter uma instituição que complete 100 anos no Piauí é importante devido a sua tradição, especialmente as entidades civis, que são difíceis de ter essa longevidade, um resultado de várias gerações que contribuíram para a cultura e a própria história”, destacou o imortal.

A academia homenageou acadêmicos e personalidades que contribuíram para a cultura e com a instituição. Homenageada da noite, Margarete Coelho destaca a relevante prestação de serviços que a APL vem realizado durante anos, e da emoção em ser homenageada. “A Academia Piauiense de Letras tem sido uma das mais efetivas publicadoras de obras e artistas piauienses. A literatura, a cultura e a nossa arte são beneficiadas pela atuação efetiva da APL. Fazer parte dessa história hoje como uma das homenageadas é uma grande honra, uma alegria”, pontuou a vice-governadora.

Durante a solenidade, o desembargador e imortal Nildomar Soares fez o lançamento oficial, na presença de intelectuais, autoridades e dos membros da APL, do Livro Centenário, em comemoração aos 100 anos da Academia Piauiense de Letras.

APL

A Academia Piauiense de Letras foi criada, efetivamente, por um grupo de intelectuais, em 30 de dezembro de 1917, no salão do Conselho Municipal. A ideia inicial era organizar, em Teresina, a exemplo de outras capitais de estados da federação, um grêmio literário, tendo por fim a cultura da língua e o desenvolvimento da literatura piauiense.

A sessão pioneira foi presidida pelo brilhante poeta Lucídio Freitas sendo, na oportunidade, escolhida a primeira diretoria, assim constituída: presidente – Clodoaldo Freitas; secretário geral – João Pinheiro; primeiro secretário – Fenelon Castelo Branco; segundo secretário - Jônathas Baptista; Tesoureiro - Antônio Chaves; Bibliotecário - Édison Cunha.

Autoria: Tatiana Maria

Tags: