24 Janeiro, 2018 9:51

Vice-governadora recebe Caravana da Participação no Karnak

Margarete elogiou o trabalho dos jovens e a postura como colocam o debate.

Benonias Cardoso
Margarete recebe integrantes da Caravana da Participação (Benonias Cardoso)

Uma iniciativa de militantes que buscam uma efetiva participação de crianças e adolescentes em todo o Brasil está percorrendo o país e, no Piauí, a Caravana da Participação foi recebida, nessa terça-feira (23), pela vice-governadora Margarete Coelho, no Palácio de Karnak.

O coordenador do Comitê Nacional de Jovens pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Conapeti), Felipe Caetano, falou da audiência com a vice-governadora e da importância do debate. "É uma reunião importante para debater e discutir o empoderamento de meninos e meninas sobre os seus direitos. O Piauí é o estado com o maior índice de trabalho infantil e, por isso, viemos com a questão do empoderamento em relação às políticas públicas e a inserção dos adolescentes nos meios sociais", destacou o coordenador. 

O conselheiro tutelar Djan Moreira, que participa das atividades dos adolescentes no estado, revelou a satisfação em ser recebido pelo governo, representado pela vice-governadora. "É um momento feliz ser recebido pela vice-governadora que sempre nos acolhe tão bem e está atenta às nossas solicitações. É a oportunidade de ouvir os jovens, trocar experiências e trabalharmos juntos para que possamos incluí-los na sociedade", ressaltou o conselheiro. 

Agradecida pela oportunidade de receber a caravana, Margarete elogiou o trabalho dos jovens e a postura como colocam o debate. "Os jovens e adolescentes estão numa faixa etária e social muito importante. Nesse sentido, é importante que ouçamos quais são os projetos e as soluções que eles oferecem para os problemas, a fim de que possamos formar políticas públicas e conseguir tirar delas o melhor resultado possível. O Piauí quer contribuir com as políticas que estão sendo feitas e, ao mesmo tempo, procurar ouvi-los no sentido de melhorar. É um debate maduro e consciente que esses jovens realizam e parabenizo a iniciativa de percorrer todo o país fazendo ecoar as suas vozes", destacou Coelho. 

Na audiência, os jovens abordaram com a vice-governadora, melhorias na educação, programas de inclusão de jovens e adolescentes no mercado de trabalho na modalidade menor-aprendiz, exploração sexual; medidas socioeducativas e apoio para o Encontro Estadual de Adolescentes, a ser realizado no estado.

Com um total de sete estados do Nordeste percorridos, faltando apenas Maranhão e Ceará, mais o estado do Pará, a Caravana tem na programação rodas de conversas, debates, pesquisas e oficinas sobre a participação cidadã. 

Autoria: Tatiana Maria

Tags: