05 Abril, 2019 10:28

Regina Sousa se reúne com artesãs de Ipiranga do Piauí

As trabalhadores pediram apoio para conseguirem um local para expor e vender os produtos.

Ascom Vice-Governadoria
Governadora ouve reivindicações de artesãs (Ascom Vice-Governadoria)

A vice-governadora Regina Sousa se reuniu, nessa quinta-feira (4), com um grupo de artesãs do município de Ipiranga do Piauí, a 263 km de Teresina. Elas pediram ajuda para conseguir um local para expor e vender os produtos feitos por 47 mulheres. 

A vice-governadora pediu informações sobre o espaço que elas reivindicam para a comercialização dos produtos, localizado na entrada da cidade. O local está fechado e já funcionou como centro comercial. Regina Sousa disse que é preciso saber a situação do imóvel, a quem pertence, se está regular ou não para poder ajudar as artesãs.

Lídia Pereira, presidente da Associação das Artesãs de Ipiranga, informou que o espaço já foi ocupado pelas artesãs e outros comerciantes do município. E houve um impasse após uma reforma e atualmente está fechado e não sabe a quem pertence o imóvel.

A artesã contou que o local é o ideal para elas e outros comerciantes venderem seus produtos, realizar oficinas e tem espaço para alojamento. “O espaço é grande e vai ajudar a quem não tem outra fonte de renda”, disse Lídia. 

Para a reunião com a vice-governadora, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, elas levaram uma amostra do que produzem: roupas, bordados, crochê, peças artesanais. Lídia Pereira informou que as artesãs vendem o que produzem nas feiras. 

Lideranças do município, como o vice-prefeito Gilvá Ramos; dirigentes do PT, representantes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais  (Apae) participaram da reunião. Esses últimos solicitaram apoio para construção de uma sede no município.

Autoria: Geneide Santos
Tags: